Monday, December 11, 2006

Mas quem é que autorizou isto?

Estava eu numa livraria quando me deparo com um livro que declarava, na capa, conter factos sobre todos os países do mundo, com um slogan que anunciava orgulhosamente que a empresa responsável pelo livro vinha há já bastantes anos a manter a Austrália informada sobre o que se passa nos outros países.

Olhei para a contra-capa e achei estranho um livro sobre todos os países do mundo ser escrito por uma equipa composta unicamente por Australianos...

Sem mais demora abri o livro e procurei a entrada sobre Portugal...

E o que é que descobri?

Descobri que:

1 - O serviço militar obrigatório em Portugal é de 4 meses (mas atenção que o livro é actual, que acerta no presidente e no primeiro ministro; ora Cavaco Silva tornou-se presidente em 2006, mas o serviço militar deixou de ser obrigatório em 2003).

2 - A Madeira é composta unicamente por 4 ilhas, das quais apenas 2 são habitadas (a Madeira tem 7 ilhas principais; basicamente, devem ter considerado as Desertas e as Selvagens como duas só; ou então copiaram de algum lado como a Wikipedia e nem repararam que estavam a copiar grupos em vez de ilhas).

3 - Portugal tem 62 canais televisivos. Ora bem... será que estão a contar os canais espanhóis? Não ponho a mão no fogo, mas tenho as minhas dúvidas...

4 - Portugal tem 172 estações de rádio, já a contar com todas as pequeninas... ora esta eu acho estranha, porque quando há uns tempos atrás se falou na questão de passar ou não música portuguesa nas rádios ouve um debate televisivo e, se bem me lembro, estava lá um senhor que era responsável por 190 e tal estações de rádio locais...

E por aí fora.

Folheei um pouco mais o livro e reparei, por exemplo, que a Espanha usa o Euro, mas nós não...

Sinceramente... quem é que deixa estes gajos escrever?