Sunday, January 07, 2007

Seis filmes de ficção científica

Recomendo vivamente:

Gattaca

Num futuro não muito distante em que já é possível escolher como queremos os nossos filhos, nem todos o fazem. Obviamente, os melhores empregos vão para aqueles que têm as melhores características e, como tal, aqueles que nasceram ao acaso ficam sujeitos às limpezas de casas de banho e afins.

Gattaca conta a história de Vincent, um jovem nascido ao acaso com o sonho de se tornar astronauta.

Com Ethan Hawke, Jude Law e Uma Thurman.

Donnie Darko

Um filme verdadeiramente apaixonante sobre um jovem chamado Donnie Darko que tem visões de um coelho humanóide gigante que lhe ordena que cometa vários crimes. No meio de tudo isto, Donnie apaixona-se.

Seguramente um dos meus filmes favoritos, com teorias de viagens no tempo à mistura e uma banda sonora fenomenal que inclui Echo and The Bunnymen e Joy Division.

Com Jake Gyllenhaal, Patrick Swayze e Drew Barrymore.

eXistenz

Uma equipa que testa um jogo de realidade virtual no qual se pode entrar dentro de um novo jogo. Entrando e saindo de jogos... Como é que se sabe se já se está cá fora?

Com Jude Law, Jennifer Jason Leigh e Willem Dafoe.

Dark City

Feito antes de Matrix, e na minha opinião com muito mais valor, John Murdoch descobre que algo está mal na sua cidade, depois de acordar num quarto de hotel sem memória.

Numa cidade onde nunca é dia, John é procurado pela polícia como suspeito de ser um serial killer, e é também procurado por aqueles que verdadeiramente controlam a cidade.

Com Rufus Sewell, Kiefer Sutherland, William Hurt e Jennifer Connelly.

Dune

O clássico dos clássicos da ficção científica. A casa Atreides desloca-se ao planeta Dune, a única fonte do Spice, necessário para as viagens espaciais, para o controlar, mas a casa Harkonnen não abdicará do planeta tão facilmente.

Depois de conhecer os Freemen, Paul Atreides acaba por se tornar Muad'Dib, num mundo feito de areia com vermes gigantes capazes de engolir pessoas e veículos como se de nada se tratassem.

Com Kyle MacLachlan, Patrick Stewart, Sting e Jürgen Prochnow.

Equilibrium

Depois da terceira guerra mundial, a população sabe que não sobreviverá a uma quarta, e decide que a causa de todas as guerras são as emoções.

Assim, em Libria, todas as pessoas tomam Equilibrium, para não sentirem emoções. Os clérigos Tetragrammaton asseguram que todos aqueles que não respeitam a lei, não tomando a dose diária, são executados.

Mas que aconteceria se o clérigo mais poderoso falhasse a sua dose e começasse a sentir?

Com Christian Bale, Sean Bean, William Fichtner e Taye Diggs.