Monday, March 05, 2007

Árvores

Certo dia dei por mim no meio do Brasil, na festa de aniversário de uma senhora de 80 anos.

É uma longa história, mas a senhora era avó de um amigo meu.

Seja como fôr, o rapaz tinha feito a árvore geneológica de TODA a família.

E quando digo "TODA", era mesmo "TODA"!

Folhas e folhas até mais não, do chão até acima da cintura, de uma ponta à outra da piscina. Era uma árvore geneológica ENORME!

Perguntaram ao rapaz (várias vezes) sobre como tinha feito aquilo, e ele explicou todas as aventuras que teve com o passar dos anos para reunir toda aquela informação, descobrir antepassados, parentes afastados, etc.

Mas a frase que mais impressionou foi, sem dúvida (e com sotaque brasileiro):

"Olha, na minha qualidade de geneólogo amador, eu só tenho duas coisa p'ra dizê p'ra vocêis: Primeiro, tenham pôcos filho! E segundo... Parem de casá primo cum prima, pô!"
Lembrei-me disto depois de ter passado com uns problemas com o telemóvel...

Nem perguntem...